Educação Infantil
A Educação Infantil no CBG abrange do Berçário ao 2º período. Nesta primeira etapa da educação básica, os objetivos envolvem o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.
O Colégio Batista Getsêmani, entende que nesta fase da infância é importante enfatizar a formação do caráter, por este motivo se torna parceira da família que é responsável prioritária nesta tarefa. Queremos plantar boas sementes no solo fértil que é o coração dessas crianças para que estejam habilitados e preparados para aplicar princípios bíblicos em todas as áreas de suas vidas.
Projetos
Educação Infantil
EDIFY
Vivenciamos a educação bilíngue em parceria com o Edify que explora a base linguística em abordagem inovadora e contemporânea por meio de um mentor/professor dedicado para garantir o sucesso do programa conforme o projeto pedagógico da escola. Os alunos aprendem por projetos, tornando-se bem ativos no processo de aprendizagem de outra língua. A excelência acadêmica é reconhecida internacionalmente. As 4 habilidades reading, writing, listening e speaking são proporcionalmente exploradas a fim de formar um aluno que seja proeficiente na língua inglesa.
AMAI-VOS UNS AOS OUTROS
(OPORTUNIDADE DE SERVIÇO)
Os métodos educacionais possuem instrumentos de ensino que retratam seus princípios. Na Abordagem Educacional por Princípios – AEP – temos doze ferramentas à disposição do professor para desenvolver no estudante uma filosofia cristã de ensino.
Uma delas é a Oportunidade de Serviço que tem em seu propósito a formação de liderança na vida do estudante. No dia a dia escolar, o professor e o estudante observam pequenas oportunidades em que essa ferramenta pode ser usada: organizar a sala após uma atividade artística, ajudar um colega que precisa de auxílio, cuidar de um espaço específico na escola, enfim, a todo o momento podemos servir alguém, naturalmente, o tempo todo.
Quando ensinamos aos estudantes que somos capazes de perceber as necessidades do outro e podemos ajudar de alguma forma, estamos mostrando um caminho de liderança servidora. Por outro lado, temos teorias modernas de ensino, onde os interesses e vontades dos estudantes são colocados em primeiro lugar, ou seja, modelos construtivistas e progressistas que buscam o que o aluno deseja e não o que ele deve aprender. Esse modelo pautado no egocentrismo dificulta a formação do líder-servo.
O Colégio Batista Getsêmani, totalmente dedicado à Abordagem Educacional por Princípios, oferece um modelo diferenciado e responsável na formação dos estudantes. No ano de 2009, iniciamos um projeto que nasceu de uma necessidade de expandir essa ferramenta para fora das paredes da escola.
Surge então o Projeto: Amai-vos uns aos outros.
Este é o versículo que dá o nome ao projeto e que nos inspirou para desenvolver as ideias: "Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".
João 13: 34 e 35
Jesus nos deixou esse mandamento, esse exemplo, essa missão e nós queremos em amor, seguir e servir. Nosso desejo é ser parecidos com Ele, então realizamos esse projeto há 10 anos visando despertar nos estudantes o anseio de cumprir o mandamento de Jesus: Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei. A campanha conta com arrecadação de doações diversas para escolas e instituições de apoio a crianças carentes.
Durante o projeto, com duração de dois meses, os estudantes são incentivados a contribuir com algo para a campanha e, ao final, recebemos uma visita de uma instituição carente no espaço do colégio. Neste dia, todos os estudantes têm a oportunidade de presentear os convidados com algo específico, além das doações já previamente arrecadadas. Nossos estudantes recebem o nome e idade dessas crianças e, durante o projeto, oram por suas vidas e famílias. O encontro entre as crianças do colégio e das instituições são marcados por muita emoção e gratidão.
Plantamos no coração dos estudantes a essência dessa ferramenta: bom emprego do conhecimento, dons e habilidades que Deus nos deu para servir ao próximo. Certamente eles poderão exercer uma liderança servidora por onde passarem.
Fontes:
HAYCOCK, Ruth C. Enciclopédia das verdades bíblicas. 2ªEd. São Paulo ACSI Brasil. 2003
SOUZA, Alcione. Educação Por Princípios. Ferramentas de Ensino e Aprendizagem. AECEP. Belo Horizonte, 2015
Iniciamos com o Estudo de Palavras, mais uma ferramenta AEP, que nos deu definições importantes para: amor, serviço, servo e ajudar. Refletimos sobre cada uma delas e chegamos a um grande exemplo de amor e servo: Jesus. Foi com este grande modelo que todo o projeto foi pensado e estruturado. Através da sua vida e caráter, Ele nos ensina como podemos ser líderes servidores, por exemplo, quando lava os pés dos discípulos, quando cura pessoas doentes e alimenta os famintos.