infantil.jpg
fundo azul.jpg

Educação Infantil

002.png
001.png

A Educação Infantil no CBG abrange do Berçário ao 2º período. Nesta primeira etapa da educação básica, os objetivos envolvem o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.

O Colégio Batista Getsêmani, entende que nesta fase da infância é importante enfatizar a formação do caráter, por este motivo se torna parceira da família que é responsável prioritária nesta tarefa.

Queremos plantar boas sementes no solo fértil que é o coração dessas crianças para que estejam habilitados e preparados para aplicar princípios bíblicos em todas as áreas de suas vidas.

007.jpg
spacemeeeen.png
lápis 2.png

Projetos
Educação Infantil

Educação Bilingue

Vivenciamos a educação bilíngue em parceria com o Edify que explora a base linguística em abordagem inovadora e contemporânea por meio de um mentor/professor dedicado para garantir o sucesso do programa de acordo com o projeto pedagógico da escola. Os alunos aprendem por projetos tornando-se bem ativos no processo de aprendizagem de outra língua. A excelência acadêmica é reconhecida internacionalmente. As 4 habilidades reading, writing, listening e speaking são proporcionalmente exploradas a fim de formar um aluno que seja proeficiente na língua inglesa.

fund333.jpg

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS
(OPORTUNIDADE DE SERVIÇO)

Os métodos educacionais possuem instrumentos de ensino que retratam seus princípios. Na Abordagem Educacional por Princípios – AEP – temos doze ferramentas à disposição do professor para desenvolver no estudante uma filosofia cristã de ensino. 

Uma delas é a Oportunidade de Serviço que tem em seu propósito a formação de liderança na vida do estudante. No dia a dia escolar, o professor e o estudante observam pequenas oportunidades em que essa ferramenta pode ser usada: organizar a sala após uma atividade artística, ajudar um colega que precisa de auxílio, cuidar de um espaço específico na escola, enfim, a todo o momento podemos servir alguém, naturalmente, o tempo todo.

Quando ensinamos aos estudantes que somos capazes de perceber as necessidades do outro e podemos ajudar de alguma forma, estamos mostrando um caminho de liderança servidora. Por outro lado, temos teorias modernas de ensino, onde os interesses e vontades dos estudantes são colocados em primeiro lugar, ou seja, modelos construtivistas e progressistas que buscam o que o aluno deseja e não o que ele deve aprender. Esse modelo pautado no egocentrismo dificulta a formação do líder-servo.

O Colégio Batista Getsêmani, totalmente dedicado à Abordagem Educacional por Princípios, oferece um modelo diferenciado e responsável na formação dos estudantes. No ano de 2009, iniciamos um projeto que nasceu de uma necessidade de expandir essa ferramenta para fora das paredes da escola. Surge então o Projeto: Amai-vos uns aos outros. 

Iniciamos com o Estudo de Palavras, mais uma ferramenta AEP, que nos deu definições importantes para: amor, serviço, servo e ajudar. Refletimos sobre cada uma delas e chegamos a um grande exemplo de amor e servo: Jesus. Foi com este grande modelo que todo o projeto foi pensado e estruturado.  Através da sua vida e caráter, Ele nos ensina como podemos ser líderes servidores, por exemplo, quando lava os pés dos discípulos, quando cura pessoas doentes e alimenta os famintos.

amaivos.jpg

Este é o versículo que dá o nome ao projeto e que nos inspirou para desenvolver as ideias: "Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". João 13: 34 e 35.

Jesus nos deixou esse mandamento, esse exemplo, essa missão e nós queremos em amor, seguir e servir. Nosso desejo é ser parecidos com Ele, então realizamos esse projeto há 10 anos com o objetivo de despertar nos estudantes o anseio de cumprir o mandamento de Jesus: Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei. A campanha conta com arrecadação de doações diversas para escolas e instituições de apoio a crianças carentes.

 

Durante o projeto, que tem duração de dois meses, os estudantes são incentivados a contribuir com algo para a campanha e, ao final, recebemos uma visita de uma instituição carente no espaço do colégio. Neste dia, todos os estudantes tem a oportunidade de presentear os convidados com algo específico, além das doações já previamente arrecadadas. Nossos estudantes recebem o nome e idade dessas crianças e, durante o projeto, oram por suas vidas e famílias. O encontro entre as crianças do colégio e das instituições são marcados por muita emoção e gratidão. 

 

Plantamos no coração dos estudantes a essência dessa ferramenta: bom emprego do conhecimento, dons e habilidades que Deus nos deu para servir ao próximo. Certamente eles poderão exercer uma liderança servidora por onde passarem.

Fontes:

HAYCOCK, Ruth C. Enciclopédia das verdades bíblicas. 2ªEd. São Paulo ACSI Brasil. 2003

SOUZA, Alcione. Educação Por Princípios. Ferramentas de Ensino e Aprendizagem. AECEP. Belo Horizonte, 2015

teste 1.jpg
f1.png
f2.png
Médio.png

ACESSO RÁPIDO

ADMISSÃO DE NOVOS

ALUNOS 2022

PAINEL DO

ALUNO

PAINEL DO

PROFESSOR

CALENDÁRIO

ESCOLAR

IGREJA BATISTA

GETSÊMANI

Novidades

Parceiros

App do

Colégio

Blog do

Professor